adopte

adopte

5 sinais de que você tem medo de compromisso

Diversos motivos podem levar alguém a ter medo de se comprometer amorosamente a longo prazo. Relacionamentos tóxicos, traumas de infância e até mesmo uma necessidade exacerbada de liberdade podem fazer com que o indivíduo se sinta desconfortável ou vulnerável quando a intimidade com outra pessoa é crescente e desencadeia sentimentos fortes.

No entanto, nem sempre é possível identificar quando esse bloqueio é apenas uma fase natural da vida ou uma real fobia. Por este motivo, nós do AdoteUmCara te mostramos 5 sinais de que você tem medo de compromisso.

1. Você se sente sufocado ou encurralado quando seu parceiro demonstra sentimentos mais profundos

Falar sobre assuntos gerais ou até sentimentos mais rasos era interessante até que as três assustadoras palavras entraram em jogo. Ouvir um “eu te amo” até parece fofo e legal num primeiro momento, mas pensar sobre isso mais tarde te deixa desconfortável e ansioso.

2. Você sente que o outro está sempre mais apegado que você

Uma pesquisa publicada em 2010 indica que o medo de perder o parceiro pode ser um dos fatores impulsionadores de uma vontade maior de se comprometer. No entanto, caso haja sempre menos envolvimento emocional da sua parte, este medo passa a ser inexistente ou irrelevante, o que te impede de querer avançar para uma nova etapa do relacionamento.

3. Você usa a ideia de que “rótulos são desnecessários” como desculpa

No início de uma relação, rotular as coisas pode ser muito intenso e até problemático. No entanto, se as coisas caminham bem por algum tempo e, mesmo assim, você constantemente foge de um compromisso mais sério, a ideia de manter as coisas como estão pode ser uma forma sutil de não permitir que esse relacionamento avance.

4. Você não inclui o outro em seus planos para o futuro

Planejar o futuro não chega a ser um problema. O que pode dificultar as coisas é ter que incluir o parceiro nesses planos. Pessoas que têm medo de compromisso não conseguem se enxergar com alguém a longo prazo, principalmente se isso incluir uma mudança no nível de intimidade dessa relação.

5. Você se interessa apenas por um tipo de intimidade: a sexual

Se estímulos emocionais te deixam desconfortável de uma maneira completamente oposta ao que você sente quando é provocado de forma sexual, isso pode ser um sinal de que você tem medo de se comprometer. Por ser, muitas vezes, mais superficial que uma conexão emocional, o sexo pode acabar sendo um subterfúgio para pessoas que têm esse tipo de fobia.

Agora que você já consegue reconhecer os sinais, fica mais fácil refletir um pouco sobre o assunto e descobrir se você tem mesmo essa fobia. Conhecer um medo é o primeiro passo para conseguir superá-lo.

Se gostou deste texto, você pode gostar também de:

5 erros que você comete ao falar com uma mulher

4 coisas que as mulheres querem que você saiba sobre o sexo

inscreva-se
back to top