adopte

adopte

Comunicação em casal: como falar para se entender?

A comunicação é a chave para o sucesso de qualquer relacionamento. Quando os casais conseguem se comunicar de forma eficaz, são mais capazes de entender as necessidades, desejos e sentimentos do outro. Também são capazes de resolver conflitos e criar intimidade. No entanto, a comunicação pode ser um desafio, por isso oadopte preparou algumas dicas simples para colocar em prática diariamente.

 

Seja aberto e sincero

Isso significa ser honesto sobre seus pensamentos, sentimentos e necessidades. Também significa estar disposto a ouvir os pensamentos, sentimentos e necessidades do seu parceiro, mesmo que você não concorde com eles. Isso pode ser difícil, especialmente se você tem medo de ser julgado ou rejeitado. No entanto, é importante lembrar que seu parceiro te ama e quer te entender melhor. Se vocês podem ser abertos e sinceros um com o outro, podem construir um relacionamento mais sólido baseado na confiança.

 

Escute atentamente

Isso envolve ouvir atentamente o que seu parceiro diz, tanto verbalmente quanto não verbalmente. Também envolve fazer perguntas esclarecedoras e refletir sobre o que ouviu para garantir que tenha entendido. Quando você ouve seu parceiro, é importante deixar de lado por um momento seus próprios pensamentos e sentimentos. Concentre-se no que ele diz e tente ver as coisas da perspectiva dele. Isso ajudará a entender melhor o ponto de vista dele e por que ele se sente assim.

 

Seja respeitoso

O respeito se expressa prestando atenção ao tom de voz e à linguagem corporal. Não menos importante é evitar ataques pessoais e insultos. Mesmo que você esteja com raiva ou chateado, mesmo que não seja fácil, é importante tratar seu parceiro com respeito. Isso ajudará a criar um ambiente seguro e de apoio onde ambos podem se comunicar abertamente.

 

Use frases com "eu"

As frases com "eu" são uma maneira de comunicar o que você pensa e sente sem culpar ou acusar seu parceiro. Elas começam com a palavra "eu" e se concentram em suas próprias experiências. Em vez de dizer "Você nunca me ouve", você pode dizer "Eu me sinto afetado quando você não me ouve". Isso ajudará seu parceiro a entender melhor como seu comportamento o afeta.

 

Esteja disposto a ceder

Não há duas pessoas exatamente iguais, então haverá momentos em que você e seu parceiro não concordarão. O compromisso não significa desistir do que é importante para você. É simplesmente encontrar soluções que sejam mutuamente benéficas. Ao fazer isso, você está mostrando ao seu parceiro que é maduro o suficiente para ter uma conversa e construir um relacionamento sólido baseado no respeito pelas diferenças de opinião.

 

Lembre-se, no entanto, que cada relacionamento tem sua própria dinâmica, então não fique desanimado se demorar um pouco para colocar essas regras em prática. O mais importante é a boa vontade mútua. Se for assim, o sucesso está praticamente garantido.

Se você gostou de ler, também pode se interessar por:
Como melhorar a confiança como casal 
inscreva-se
back to top