adopte

adopte

Como melhorar a confiança como casal

Respeito e confiança são as bases de todo relacionamento, por isso nós da adopte listamos seis dicas para melhorar a confiança. Se você se sente inseguro ou simplesmente deseja fortalecer seu relacionamento, este artigo é para você. Vamos começar!

 

Conheça a si mesmo

Às vezes, tendemos a ser críticos e um pouco severos com nosso parceiro. A verdade é que, quando há um problema, a primeira coisa que devemos fazer é nos questionar e olhar para dentro de nós mesmos, para entender o que está acontecendo. Esse é um ponto fundamental que indicará se o conflito tem mais a ver com nós mesmos do que com a situação em si ou com o parceiro.

 

Expresse suas emoções com honestidade

Quando sentir que algo não está indo bem, a melhor coisa a se fazer é compartilhar o sentimento e confrontar a situação com franqueza, ao invés  de deixar o que o está incomodando crescer ou esperar que o copo esteja cheio para agir. Se houver algo que o faça desconfiar de seu parceiro, coloque as cartas na mesa e fale sobre isso imediatamente.

 

Estabeleça limites

Seja claro quanto às suas necessidades e quanto ao que o deixa desconfortável enquanto  casal. Como em qualquer relacionamento, estabelecer limites é essencial para evitar um ambiente tóxico. Agora que você sabe quais são os seus, é hora de traçar uma linha vermelha, mas não se esqueça de respeitar os limites de seu parceiro também.

 

Faça com que ele(a) se sinta complementar

O segredo é fazer com que ambos se sintam parte de uma equipe e estejam seguros um com o outro. Isso vale para todos os aspectos de suas vidas, sejam eles individuais ou como casal, tanto na intimidade quanto na vida cotidiana. Lembre-se de que vocês estão juntos para crescer e incentivar um ao outro.

 

Recupere a confiança perdida

Se você teve algum problema com seu parceiro em que a confiança foi quebrada, é natural  pensar que não conseguirá recuperá-la e que o processo será complicado demais. Afinal, é possível recuperar a confiança perdida? Isso depende de cada pessoa. Para isso, devemos avaliar a dor que sentimos, como estamos superando ou convivendo com o passado e quais são as possibilidades de lidar com ele dali para a frente. Isso, é claro, se a decisão for de  continuar com o relacionamento.

 

Enfrentando a realidade

Às vezes, mais do que um problema de confiança, trata-se da perda do amor. Nesse caso, cabe a nós assumir que o amor acabou e lidar com isso da forma mais madura possível. Se você não quiser mais ficar com essa pessoa, deve ir embora ou, ao contrário, se perceber que seu parceiro não quer mais ficar com você, admita isso e termine algo que só vai prejudicá-lo a longo prazo.

 

Lembre-se de que a construção da confiança como casal é um processo contínuo que exige tempo, comprometimento e esforço mútuo. Rir junto, compartilhar valores e cuidar um do outro são algumas das coisas que os casais felizes mais valorizam.

 Se você gostou deste artigo, também pode se interessar por:
Como melhorar a confiança como casal
5 prós do primeiro encontro
inscreva-se
back to top