adopte

adopte

Sem Camisinha Não Rola!

Quando a gente conhece alguém e decide chegar ~aos finalmentes~ com ela, muitas vezes os homens costumam aparecer com umas frases suspeitas, como “tenho alergia ao látex da camisinha” ou a famosa – e ridícula – “meu herói não usa capa”. No calor do momento, é comum que cedamos, o que é um risco para a nossa saúde! Não à toa, as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) alastraram-se bastante entre os jovens brasileiros.

 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, a sífilis, uma das principais DSTs, aumentou sua transmissão em 603% em 6 anos! Em 2007, eram 2.694 casos, que chegaram a 18.951 em 2013.

 

O que mais assusta é que esses casos ocorrem principalmente entre os jovens. De acordo com a pesquisa Juventude, Comportamento e DST/Aids, quatro em cada dez brasileiros entre 18 e 29 anos não usam preservativos em suas relações sexuais. É por isso que problemas que podem ser facilmente combatidos, como DSTs, ISTs (infecções sexualmente transmissíveis) e AIDS (que, para quem não sabe, é uma sigla para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) estão voltando a crescer – e de maneira impressionante.

 

Em uma época com tanta informação disponível e a divulgação massiva de práticas de sexo seguro, os jovens estão ignorando essas medidas e acreditando em mentiras divulgadas na internet, como “a camisinha tira o prazer” ou “a camisinha aperta e faz brochar”.

 

O estudo Mito vs Realidade: sobre a resposta brasileira à epidemia de HIV e AIDS em 2016 apresenta mais alguns fatores para a disseminação dessas doenças entre os jovens, afirmando que “análises preliminares apontam que novas gerações estão iniciando a prática sexual mais cedo, tendo um maior número de parceiros sexuais e utilizando com menor frequência o preservativo em relações não estáveis”. Somando todos esses pontos, podemos ter uma ideia da importância de se usar a camisinha durante o sexo.

 

Por isso, não abra mão de usar preservativo durante a relação sexual, seja ela oral ou com penetração - as duas formas podem transmitir DSTs e ISTs. O seu corpo é, em primeiro lugar, o seu templo. Não o deixe à mercê dos outros. Sair e aproveitar livremente, quando e com quem bem entender, é uma conquista recente e bastante batalhada pelas mulheres, mas devemos ter consciência de que precisamos tomar certos cuidados ao viver nosso empoderamento.

Então, lembre-se bem e sempre diga pra sua companhia: Sem camisinha não rola!

inscreva-se
back to top