adopte

adopte

Romances emblemáticos no coração de Paris

Paris tem sido fonte de inspiração para muitos escritores ao longo dos anos, que viajaram pela Cidade da Luz e do Amor, ouvindo histórias românticas, conhecendo pessoas, descobrindo lugares inexplorados e descrevendo essas experiências em suas obras.

No adote, decidimos reunir alguns romances marcantes ambientados no coração de Paris. Garantimos que, após lê-los, você decidirá viajar para a capital romântica da Europa. Então, continue lendo.

O Corcunda de Notre Dame, Victor Hugo

Victor Hugo, um dos maiores autores da literatura francesa, criou uma icônica obra de ficção em 1831: O Corcunda de Notre Dame. O romance se passa no centro medieval de Paris, onde seguimos as trágicas vidas de Quasimodo, Esmeralda e Claude, apanhados em uma história de amor melodramática. Neste romance, não é apenas a diversidade dos personagens retratados que impressiona, mas também a catedral de Notre Dame, que é trazida à vida pelas descrições realistas do escritor.

A livraria Mágica de Paris, Nina George

O protagonista, Jean Perdu, é o proprietário de uma livraria flutuante no Sena. Seu conhecimento de literatura lhe deu a maravilhosa capacidade de saber exatamente o que as pessoas precisam em um dado momento. A ironia é que a única pessoa que ele não pode ajudar é ele mesmo. Um dia ele abre uma carta de um antigo amor e decide mudar sua vida. Será que ele vai conseguir?

Paris Para Um e Outros Contos, Jojo Moyes

Nell, apesar de jovem, quer sempre ter tudo sob controle e não se permite qualquer espontaneidade. É por isso que sua única decisão maluca é recebida por todos com grande surpresa. Nell decide comprar uma passagem para Paris e viajar à capital francesa sozinha, sem ninguém para manter sua empresa. Mas a Cidade das Luzes é tão imprevisível quanto sua decisão impulsiva de viajar. Qualquer coisa pode acontecer aqui...

A Elegância do Ouriço, Muriel Barbery

Se você gosta de contos de fadas, este é o livro perfeito para você! O romance conta a história de Renée, uma governanta de uma casa rica de Paris, que esconde um intelecto incomum sob seu uniforme. Rodeada por um grupo de esnobes e pessoas ricas, Renée tem sua vida virada de cabeça para baixo quando conhece Paloma, uma adolescente extremamente inteligente, e Ozu, um misterioso japonês. Este encontro leva a uma história fascinante sobre a busca do amor, o lugar de cada um no mundo, a transitoriedade da vida e o poder da amizade.

Toda Luz Que Não Podemos Ver, Anthony Doerr

O romance se passa na Segunda Guerra Mundial, na França ocupada pelos nazistas. As personagens principais são Marie-Laure, uma menina cega que vive com seu pai em Paris, e Werner, um menino alemão órfão. Suas vidas se entrelaçam de uma forma extraordinária e um forte vínculo se cria entre eles. Este romance é um retrato sutil de dois personagens inocentes, tendo como pano de fundo a trágica história do século XX.

O Sol Nasce para Todos, Ernest Hemingway

Este é o relato autobiográfico de Ernest Hemingway no tempo que viveu em Paris, nos anos 20. O livro narra a luta do escritor como um aspirante a jornalista que vive no limiar da pobreza. Suas experiências na capital francesa desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento de sua escrita. Na obra, Paris ganha vida com endereços de bares, apartamentos, cafés e hotéis, assim como descrições de sua vida diária como futuro ganhador do Prêmio Nobel. Curiosamente, apenas alguns meses antes de sua morte, Hemingway decidiu finalizar o livro. E foi logo depois deste trabalho que o escritor faleceu.

Se gostou deste artigo, você vai gostar também de:

5 casais românticos da literatura clássica

inscreva-se
back to top