adopte

adopte

O que você já deixou de fazer por ser mulher?

O aplicativo de relacionamentos AdoteUmCara realizou uma pesquisa via Instagram para descobrir, entre suas seguidoras, o que elas já deixaram de fazer por serem mulheres.

Enquanto algumas levaram na brincadeira, dizendo "Capinar um lote, descarregar um caminhão , servi ao exército .... kkkkkk", e até mesmo responderem a nossa pergunta com um "nada", a maioria citou hábitos simples do dia a dia, que homens fazem sem ao menos se darem conta do privilégio que têm em serem livres e de poderem ir e vir sem se sentirem ameaços e/ou em perigo.

"Sentar e tomar uma cerveja no boteco"

"Ficar sem camiseta ????" 

Outras ainda foram mais longe e tocaram em um assunto delicado: o perigo de sair desacompanhada e/ou vestida como quiserem, por medo de serem abordadas - ou pior.

"Deixar de sair só de blusinha e shorts "pq se não ia ter homem olhando" "

"Ir na venda do meu bairro depois que já tá de noite"

"Viajar sozinha"

"Ficar na festa pq só tinha homem!"

"Ir pra praia acampar viajar sozinha entre várias coisas"

Outra seguidora afirmou empoderadamente: "Graças a Deus nada, ninguém tirou o meu direito de fazer alguma coisa por ser mulher! Isso que estou estudando em uma carreira “machista” mas ninguém tira meu direito de fazer coisas se eu quero!"

Obviamente que todas as mulheres têm o direito de ir e vir - isso não é a questão. O que importa é o que acontece nesse ir e vir, como assédio, medo, violência, etc, e é isso que temos que transformar - seja na visão patriarcal como no modo machista que as mulheres - e também homens - são educados.

Como uma seguidora colocou muito bem, a mulher deixa de fazer:

"Muita coisa, infelizmente! Sociedade machista castra a gente um bocado"

"Tanta coisa que não caberia nesse comentário!", disse outra.

Infelizmente, por questões de segurança, atualmente para ser mulher é preciso deixar de ser mulher de vez em quando - ao sair sozinha e ter que vestir roupas largas, ao viajar e ter que mentir, dizendo que o marido/namorado está logo ali, ao se forçar a sorrir e ser simpática para não ser chamada de "mau-amada", ao ignorar uma cantada na rua por medo de ser perseguida, entre inúmeras outras situações.

E você? Deixa de fazer o que por ser mulher?

*Pesquisa feita no Instagram @Adoteumcara

inscreva-se
back to top