Iris Apfel: a adolescente mais velha do mundo
Iris Apfel, ícone de estilo e criatividade, nasceu em 29 de agosto de 1921 em Nova York, apenas um ano após suas compatriotas conquistarem o direito ao voto. Desde cedo, ela demonstrou uma grande paixão pela moda e pela arte, o que marcou um rumo extraordinário em sua vida. "Mais é mais e menos é chato", repetiu. Conheça a história de Iris Apfel, "a adolescente mais velha do mundo", como era chamada.
Depois de se formar em arte na Universidade de Nova York, Iris iniciou sua carreira na moda como editora de moda na Women's Wear Daily e na Interior Design Magazine como assistente. Foi lá que ela começou a moldar seu estilo único, que consistia em uma mistura de cores, estampas e texturas. Ela combinava roupas dos designers mais caros com itens de lojas de segunda mão e peças de plástico. Sua marca registrada eram os óculos redondos e grandes.
No entanto, o mais significativo não foi o seu trabalho em revistas, mas sim a sua contribuição para o desenvolvimento da moda, projetando e colecionando roupas e acessórios únicos. Em 1948, ela se casou com Carl Apfel e juntos fundaram uma empresa dedicada à renovação de materiais e roupas antigas, desde vestidos do século XVIII até criações de Greta Garbo e os interiores da Casa Branca. Iris e Carl não tiveram filhos. "Não acho que uma criança deva ter uma babá. Além disso, ter um filho não é um requisito. As pessoas esperam que você seja mãe. E eu não gosto de ser rotulada", afirmou.
Ela dedicou sua vida ao trabalho que era sua paixão. Junto com seu marido, Iris viajou pelo mundo inteiro, colecionando tecidos raros, jóias e elementos decorativos que mais tarde usou em seus projetos. Sua paixão compartilhada pela arte e pelo design floresceu em um casamento que durou até a morte de Carl, em 2015.
Sua verdadeira fama veio aos 80 anos, quando o Museu Metropolitano de Arte (Met) organizou uma exposição de suas criações "Rara Avis" (Ave Rara). A exposição quebrou todos os recordes de popularidade.
Aos 91 anos, ela apareceu na capa da revista Dazed e aos 97 se inscreveu em uma agência de modelos. Ela colaborou com a Citroën e a H&M e conseguiu sua própria Barbie. Mas, acima de tudo, ela se recusou a desaparecer da vida pública, algo que afeta as mulheres depois de "certa idade".
Iris Apfel não se importava com o que os outros pensavam. Ela não se preocupava com o que era apropriado e o que não era depois dos 30, 40, 50 ou mesmo depois dos 100. Ela vivia e se vestia como desejava e queria transmitir isso para outras mulheres. Ela morreu em 1º de março de 2024, aos 102 anos e meio, em Palm Beach, Flórida.
inscreva-se