adopte

adopte

Guia prático para viajar sozinha com segurança

Se aventurar numa viagem solo é o sonho de muitas mulheres. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que essa aventura não se transforme numa dor de cabeça. Além de pensar em tudo o que deve ser levado numa viagem deste tipo, a segurança também deve ser uma prioridade.

Pensando nisso, nós do Adote decidimos criar um guia prático para te ajudar a viajar sozinha, da forma mais segura possível. Vamos lá!

Faça seu dever de casa

Fazer uma extensa pesquisa sobre seu destino é essencial para garantir que as coisas vão acontecer da melhor maneira possível. Perguntas simples como “quais bairros evitar?” ou “para quais números ligar em caso de emergência” podem transformar a sua experiência e te manter a salvo.

Neste ponto, vale a pena lembrar de planejar seus itinerários, verificar suas rotas, salvar algumas capturas de tela e, se possível, reservar um serviço wifi portátil caso seu acesso celular não esteja disponível em seu destino.

Evite levar coisas de valor

O ideal é evitar carregar consigo objetos caros, heranças de família, joias ou documentos importantes, mas que não serão utilizados nessa viagem específica, como sua certidão de nascimento. No entanto, caso acabe levando algumas dessas coisas em sua viagem, lembre-se de mantê-las consigo a todo momento, numa dessas doleiras, comuns nos carnavais de rua. Nada de confiar em cofres de hotel ou nos bolsos das mochilas.

Não confie em desconhecidos

Falar com desconhecidos é a única forma de fazer amigos, quando viajamos sozinhas. Mas ter conversas agradáveis, conhecer outros pontos de vista e trocar experiências incríveis não precisa necessariamente demandar confiança. Há muitas pessoas que são profissionais em ser agradáveis e simpáticas, apenas esperando pelo momento certo de se aproveitar da sua abertura. Não deixe sua bebida, aparelhos eletrônicos, dinheiro ou documentos importantes sob a supervisão de desconhecidos, por mais legais que eles pareçam ser.

Procure não se destacar tanto na multidão

Quanto mais parecida você for com as pessoas do local que visita, menos atenção deve chamar de quem busca uma presa fácil. Mesmo que seja impossível parecer nativa do país em questão, pesquisar com antecedência sobre as roupas usadas pela população comum pode te ajudar a se misturar na multidão, como alguém que já vive há algum tempo por lá.

Invista em sua segurança

Pode parecer ruim ter que gastar aquele dinheiro extra com um taxi em direção ao hotel tarde da noite ou com acomodações mais centrais, ao invés daquele hostel no precinho, que fica a 25km do centro da cidade. No entanto, investir na sua segurança é a melhor decisão que você pode tomar para evitar dores de cabeça que podem acabar custando muito mais caro que alguns reais a mais.

É claro que imprevistos ainda podem acontecer, mas seguindo essas dicas você vai se manter muito mais segura durante as suas viagens. Agora vamos arrumar as malas?

Se gostou deste artigo, você vai gostar também de:

8 contas do Instagram que te farão viajar sem sair de casa

inscreva-se
back to top