adopte

adopte

Como se comunicar efetivamente em um relacionamento?

Todo mundo sabe que comunicar claramente as nossas necessidades e expectativas melhora as relações diárias. Entretanto, quando tem sentimento envolvido, é comum que esse conhecimento seja esquecido e que as emoções tomem conta.

Embora cada relacionamento tenha uma dinâmica diferente, felizmente existem algumas regras universais que ajudarão a tornar sua comunicação mais suave e calma em futuros conflitos. No adote, apresentamos cinco princípios fundamentais que você deve colocar em prática.

Não fale ao mesmo tempo

À primeira vista este conselho pode parecer óbvio. Quando cada pessoa tenta transmitir seu ponto de vista a todo custo, o resultado é que ninguém ouve e, no final, ninguém está interessado em resolver o conflito. Não se esqueça que o objetivo principal é ouvir um ao outro, portanto, resista à tentação de continuar falando.

Pense antes de falar

...ou você pode se arrepender de dizer algo que pode ser irreversível. Se uma conversa cara a cara não for possível, tente a comunicação por escrito. Escreva algumas frases curtas, talvez até uma carta, dizendo a ele ou ela como você se sente e o que gostaria de mudar em seu relacionamento. Esta é uma boa maneira de redefinir a dinâmica.

Não abra feridas do passado

Uma das coisas que podem quebrar a comunicação construtiva é lembrar de conflitos antigos. Especialmente quando estes já foram resolvidos ou perdoados. Tente evitar frases como: "Você sempre...", "Foi sua culpa que...". Estas frases certamente conduzirão a conversa na direção errada. Tente falar com seu parceiro com paciência e amor, essa técnica acalma a raiva e muda completamente o tom da conversa.

Encontre um meio-termo

É natural que cada lado queira provar que está certo. No entanto, tentar persistentemente estar certo só vai prolongar o conflito ou até mesmo piorá-lo. Portanto, não exija que seu parceiro veja as coisas da mesma forma que você. Se ele ou ela discordar, não leve isso como um ataque pessoal, mas tente chegar a um acordo mútuo. Lembre-se de que não existe um ponto de vista certo ou errado; eles são simplesmente diferentes, mas ambos são igualmente importantes.

Cuidado com os obstáculos

Quando um de vocês quer discutir questões problemáticas e a outra pessoa se comporta como um muro, se recusando a continuar a conversa, estamos diante de um obstáculo. Ficar na defensiva não só agrava o conflito, mas pode até mesmo levar à ruptura da relação. Portanto, tenha cuidado com esta abordagem e mantenha-se aberto a trocas honestas. Embora nem sempre seja fácil, permitirá que você conheça suas próprias expectativas e as do outro e que desobstrua o ar no relacionamento.

Se você gostou deste artigo, vai gostar também de:

09 dicas para encontrar o amor em 2022

inscreva-se
back to top