adopte

adopte

Como sair de um relacionamento tóxico

Relacionamentos tóxicos acontecem diariamente e no mundo todo, não importa o país, o nível de estudos, a condição social ou a idade que as pessoas têm. O fato é que quem vive uma relação tóxica muitas vezes tem dificuldade em perceber o que está acontecendo, mas as pessoas ao redor notam quando os limites estão prestes a ser gravemente ultrapassados. Se reconhecer o problema é complicado, sair dele tende a ser mais difícil ainda - mas não é impossível. Por isso, nós do adopte trazemos algumas dicas de como sair de um relacionamento tóxico.

 

O que é uma relação tóxica?

 

É um tipo de relacionamento que abafa as manifestações espontâneas e saudáveis de uma pessoa, causando uma autoestima rebaixada e uma deturpação da própria imagem. Quem está em uma relação tóxica frequentemente se anula para tentar se adequar às vontades do outro, perdendo pouco a pouco suas liberdades individuais e não raramente se isolando de familiares e amigos.

 

Como sair de um relacionamento tóxico?

 
  1. Reconheça que a relação é tóxica: esse é o primeiro passo, que pode ser o mais difícil e, também, o mais demorado. Para chegar neste ponto, é preciso avaliar o cenário, fazendo questionamentos, como: você sente culpa, vergonha ou medo frequente do parceiro(a)? Você se afastou dos amigos e da própria família? Você sempre espera que o outro cumpra a promessa de que vai mudar?

 
  1. Fortaleça o amor-próprio: pode parecer banal, mas alimentar sua autoestima pode trazer de volta o respeito por si próprio(a), trazendo a força necessária para buscar uma vida melhor. Fortalecer o amor próprio é essencial nesse processo.

 
  1. Construa uma rede de segurança: se você está pensando em sair da relação, planeje como serão os próximos passos. Onde você vai ficar? O que precisará levar com você e o que deixará para trás? Com quem poderá contar neste processo? Não tome a decisão sem planejamento.

 
  1. Construa sua independência: se você não tem uma carreira ou uma maneira de se sustentar, é hora de começar a pensar nisso. Estude, capacite-se, comece um trabalho. Sua independência financeira é um dos principais caminhos para a liberdade.

 
  1. Deixe alguém saber: chega de segredos. Conte para um membro da família ou amigo para que eles possam ajudá-lo neste processo.

 
  1. Procure ajuda profissional: sair e se recuperar de um relacionamento tóxico exigirá esforço e tempo. Faça contato com grupos de apoio, um terapeuta e até mesmo um advogado especializado, caso seja necessário.

 
  1. Corte relações: tenha ciência de que todo esse movimento vai exigir força de vontade e foco e, talvez, atitudes mais drásticas, como afastar-se completamente do(a) parceiro(a).

Relacionamentos tóxicos são mais comuns do que se imagina. Se você sente que seu bem-estar é ameaçado de alguma forma - emocionalmente, psicologicamente e até fisicamente - procure ajuda de familiares, amigos ou profissionais. E lembre-se que você merece ser feliz e se livrar do mal que isso está lhe causando. Deixar um relacionamento tóxico é um passo tremendamente difícil e corajoso, mas você pode fazê-lo.
  Se você gostou de ler, também pode se interessar por: O que é inaceitável em um relacionamento   Boy Chernobyl: 10 medidas de segurança contra o vírus do seu ex inscreva-se
back to top