adopte

adopte

Como pegar leve no ciúme?

Queremos todos levar uma vida moderna e lidar bem com o fato de nossas parceiras saírem sozinhas ou com as amigas. Buscamos não ser machistas e possessivos, além de tentarmos trabalhar nossa segurança e impulsividade. Mas daí o ciúme vem e estraga tudo! 

Tem hora que é realmente difícil não nos mordermos de ciúme (já dizia a banda Ultraje a Rigor, com suas letras ácidas sobre esse sentimento quase inevitável). Motivo de muitas “DRs” entre casais, e mesmo términos dramáticos, o ciúme pode sim estar presente na relação, desde que controlado.

Somos humanos e buscamos sempre melhorar, não é? Então dá uma olhada nas dicas que separamos para você, homem ciumento, melhorar sua confiança e entender por quê se sente assim:

- Autoconhecimento: como já dizia o clichê, o primeiro passo para a melhora é diagnosticar o problema. Um pouco de ciúmes é sempre normal, mas é preciso enxergar quando que ele está se tornando excessivo. Você tem uma desconfiança exagerada em sua parceira? Precisa saber onde ela está a todo o momento? Questiona cada um de seus passos, cada um de seus colegas e não confia nela em nenhum momento?

Está na hora então de olhar para dentro de si, talvez até com a ajuda de um profissional psicólogo ou terapeuta, para entender este seu ciúme. Talvez você já tenha sido traído no passado ou está simplesmente inseguro neste relacionamento, ou pode ser que a causa seja ainda mais profunda, como uma necessidade de controle na relação #saidessa. De qualquer maneira, o primeiro passo para superar o ciúme excessivo é reconhecê-lo. Vá em busca da raiz do problema e, mais importante ainda: mostre para sua parceira que você está, sim, tentando melhorar!

- Contenha sua imaginação: a cabeça de um homem ciumento está sempre a mil e pronta para entrar em parafuso. Sua namorada pode estar trabalhando, em casa com os pais ou no cinema com as amigas e, ainda assim, a mente fica mirabolando possíveis escapatórias, mentiras e traições da mulher amada. Esse padrão, porém, traz desconfianças e questionamentos exagerados que com certeza vão abalar o relacionamento de vocês. É possível, também, que essa imaginação fértil faça com que você acuse sua mulher de coisas que ela não fez, o que a deixará extremamente magoada, sem saber o motivo desse seu comportamento estranho.

Se apegue aos fatos: sua parceira tem uma vida social, e você não é centro do mundo dela. Nutrir amizades e sair sozinha  são extremamente importantes para o bem da relação, e vão deixar aquele gostinho de saudade, que vai tornar o reencontro ainda mais gostoso.

E as redes sociais, por vezes tão tóxicas para as relações? Sem essa de querer a senha do celular dela, de perguntar quem é o dono de cada curtida… Isso sufoca! Cada um tem seu espaço, e partimos do princípio que um casal é formado, sobretudo, pelo pilar do respeito e da confiança. Se você sente que ela não é digna da sua confiança e que não o respeita, melhor cair fora e explicar suas razões baseadas em fatos, ok?

- Conversa franca: como sempre, o melhor a se fazer para resolver problemas de um relacionamento é abrir um diálogo com a pessoa amada. Conte para ela o motivo de seus ciúmes, tudo o que você vem pensando e imaginando e como isso está te abalando. Juntos, vocês encontrarão maneiras não apenas dela te mostrar que não há nada de errado, como também de superar a sua desconfiança.

Tente não a culpabilizar pelas suas  paranóias, já que ela não é a responsável da sua insegurança. Coloque as cartas na mesa: seja humilde e diga que precisa de ajuda para ser uma pessoa melhor na relação. Se existe algum comportamento que o incomoda, diga, mas não exija mudança. Tenha nítido na cabeça que uma pessoa não é obrigada a nada para agradar o outro: você irá fazer de tudo para pegar leve no ciúme e, se necessário, ela irá reconhecer que precisa melhorar alguns pontos também. Construindo essa ponte à dois, com muita conversa e olho no olho, vocês vão entender que são um time, e podem ajudar um ao outro ao longo dessa caminhada do amor, sem possessão e egoísmo.

inscreva-se
back to top