adopte

adopte

Como lidar com a ansiedade nas relações

A Natália Marques (@psinataliamarques), nossa psicóloga parceira do LAB,  fala essa semana sobre a ansiedade nas relações, esse problema que afeta muitos casais e que está ligado à contemporaneidade, que infla a nossa ansiedade com cobranças e comparações. Fizemos 3 perguntinhas para a Nati nos contar suas reflexões sobre o tema:

Quais os sinais de ansiedade mostrados em uma relação?

A ansiedade é um dos maiores males da atualidade, infelizmente os transtornos de ansiedade se tornaram muito comuns, pois vivemos em uma sociedade na qual a cobrança é exacerbada: cobrança para ter uma vida perfeita, um trabalho perfeito, um corpo perfeito e, dentro dessas cobranças, também um relacionamento e perfeito.

Toda esta cobrança nos causa ansiedade intensa nos relacionamentos amorosos. Podemos perceber estes sinais de ansiedade quando por exemplo, o parceiro demora para responder uma mensagem, ou responde de maneira “seca” e já criamos em nossa cabeça mil teorias. Isso provoca angústia intensa, inquietação, sensação de rejeição, afeta nossa autoestima, sem nem sabermos ao certo qual motivo da ausência de resposta.

Podemos nos perceber ansiosas também quando necessitamos o tempo todo de certezas na relação: certeza do sentimento do outro, do nosso, se aquela relação irá “vingar” desde o início da relação. Sabe aquela preocupação exacerbada com o futuro? Muitas vezes nem se conheceu a pessoa em profundidade, mas já existem preocupações do tipo: “não vai dar certo porque ele não quer ter um cachorro e eu quero”, sem nem se dar a oportunidade de conhecer, de curtir esta fase de conhecer o outro, perceber as compatibilidades...

A ansiedade faz com que, muitas vezes percamos o momento leve do início de um relacionamento pensando no futuro e nas possíveis chances deste relacionamento “dar errado”.

Esta ansiedade pode estar ligada a quais fatores? Por que nos sentimos assim?

A ansiedade, por vezes é ligada a esta cobrança social de ter uma vida e um relacionamento perfeito. As redes sociais são ferramentas muito positivas, porém por muitas vezes exacerbam a ansiedade e comparação. Vemos nas redes sociais muitos relacionamentos que aparentam perfeição, que muitas vezes não são reais e isto acaba fazendo com que nos cobremos e comparemos.

Muitas vezes podemos sentir que necessitamos ter um relacionamento. As mulheres sofrem uma cobrança social imensa para terem um relacionamento amoroso, e por isso se comparam com outras pessoas em redes sociais, o que gera solidão e sensação de falta de afeto. 

Vivemos também em uma sociedade na qual temos diversas relações líquidas e, quando se quer um relacionamento estável, por vezes ocorre sofrimento por sentir que existem muitas opções, que as pessoas não irão querer se vincular, que poderão existir pessoas mais interessantes, gerando também baixa autoestima e sensação de desconfiança.

O que aconselha para que consigamos enfrentar as relações de uma forma menos ansiosa?

É importante que tentemos perceber nossas relações como únicas. Não podemos esquecer que somente nós estamos vivendo aquela relação: quem estará de fora, não sabe o que se sente, se vive e é fácil que se teçam julgamentos. Tente se desprender ao máximo possível de padrões sociais, pois somente você irá saber o que realmente necessita. Não precisa provar nada para ninguém, a sua relação pode acontecer no seu tempo! É importante também, trabalhar a autoestima para reconhecer o seu valor e não se angustiar tanto julgando que as pessoas irão se desinteressar por você, ou que não é interessante o suficiente.

É essencial perceber suas potencialidades e como pode ser incrível estar ao seu lado. Trabalhando nossa autoestima, também nos sentimos menos ansiosas em nossos relacionamentos, pois reduzimos a cobrança de estar sempre em uma relação amorosa, ou necessitar de uma. Assim, nos relacionaremos não porque necessitamos, mas sim porque alguém de fato especial apareceu em nossa vida.

*Gostou dessa entrevista e quer fazer perguntas sobre outros assuntos relacionados aos relacionamentos e sentimentos? Manda um direct pra gente no Insta! (@adoteumcara)

Por Beatriz Prieto (entrevista e edição) Profissional consultada: Natalia Marques (CRP 06/130211)

inscreva-se
back to top