adopte

adopte

Amiga, tá tudo bem estar fora dos padrões

Padrões de beleza são construções sociais. Podemos dizer isso, porque eles estão sempre mudando. Se fossem fatos definitivos, como a gravidade ou as leis da física, não mudariam com o passar do tempo ou de sociedade para sociedade. Na Grécia Antiga, por exemplo, as mulheres mais belas eram aquelas que hoje são consideradas gordas, pois mostrava que elas eram de famílias ricas e que tinham dinheiro para se alimentar bem. Isso significa que, o que hoje é considerado dentro dos padrões de beleza, pode daqui a alguns anos se tornar o oposto.

Sendo assim, vale a pena se sacrificar para se encaixar em um padrão que daqui a algum tempo pode mudar completamente? Isso não quer dizer que você não pode querer emagrecer, fazer exercícios físicos ou acompanhar uma dieta. Desde que você respeite o seu corpo e coloque sua felicidade em primeiro lugar. A busca deslumbrada pelo corpo perfeito faz com que muitas mulheres tomem medidas desesperadas e prejudiciais à sua saúde. Isso vai além de ficar longos períodos sem comer ou fazer exercícios físicos exageradamente, podendo gerar doenças graves como distúrbio de imagem, anorexia, bulimia entre muitas outras.

Hoje, com o avanço da tecnologia, os padrões de beleza estão se tornando cada vez mais inalcançáveis. As modelos que aparecem nas capas das revistas ou no feed do Instagram não são exatamente daquele jeito na vida real. Muitas vezes as fotos são manipuladas digitalmente, e mesmo quando não são, a maquiagem, a roupa, a pose e até mesmo a luz usada na hora da foto podem interferir e transformar a aparência de uma pessoa nas fotos.

A autoaceitação é um longo caminho. Mesmo sabendo que não há nada de errado com você mesma, é difícil se desvincular desse mundo tóxico, onde a busca pelo corpo perfeito nunca acaba. Mas, ter em mente que esse tal do “corpo perfeito” na verdade nem existe já ajuda! Tente sempre se lembrar que as suas qualidades não estão ligadas a sua aparência e sim a quem você é no seu interior. Você  é mais do que um olhar maldoso na rua ou um comentário preconceituoso na internet. Beleza não é um tamanho.

inscreva-se
back to top