AdoteUmCara.com.br

5 técnicas para ter uma boa comunicação em um relacionamento

Todos concordamos que uma boa comunicação é essencial para a construção de relações felizes. Conhecer as técnicas e aplicá-las pode não só melhorar nossa qualidade de vida, mas também facilitar a vida cotidiana. Mas como colocar esses princípios em prática?

Nós do AdoteUmCara decidimos compartilhar com você 5 técnicas de comunicação eficazes que facilitarão muito a interação com seu parceiro. Estude-as cuidadosamente e você verá que, no final das contas, não são nem tão complexas assim.

Escuta ativa

Esta técnica se resume a mostrar sua atenção, respeito, gentileza e empatia ao mesmo tempo em que se abstém de seus próprios julgamentos, acusações e conselhos. Em vez de presumir que você tem razão, concentre-se nas palavras que seu interlocutor está dizendo.

Paráfrase

Você provavelmente já usou esta técnica sem mesmo conhecê-la. Parafrasear, também chamado de método do espelho, nada mais é do que repetir em suas próprias palavras o que você entendeu a partir da declaração de seu parceiro. Você pode começar dizendo: “Pelo que eu entendi…”, “Você pensa…”, etc. É uma maneira simples de estruturar a conversa e evitar mal-entendidos.

Precisão

Esta técnica funciona bem quando um problema entre você e seu parceiro não é claro. A precisão não só ajuda a esclarecer dúvidas, mas também envia a seu parceiro um sinal de que você está interessado no que ele está dizendo. Vale a pena começar com as palavras: “Vamos parar no tópico de…” ou “O que você quer dizer com…”, etc.?

Esclarecimento

O esclarecimento permite que você resuma os elementos importantes de sua conversa. Com esta técnica, você garante que suas percepções da situação são as mesmas. Para colocar esta técnica em prática, use frases como: “Se entendi bem, então…”, “Vamos juntar todas as informações importantes…”, etc.

Gratidão

Valorizando a opinião do outro, ou seja, enfatizando e apreciando certos pontos do que foi dito, seu parceiro sentirá que o esforço que ele colocou na conversa não é em vão. Desta forma, seu interlocutor verá que você é solidário. Durante a conversa, mostre interesse acenando com a cabeça e usando frases como “Sim, pode continuar…”, “Estou te ouvindo…”, etc.

Lembre-se de que uma boa comunicação em um relacionamento é uma tarefa para dois. Se ambos estiverem totalmente comprometidos, poderão construir um relacionamento satisfatório e assim facilitar a vida diária em conjunto.

Se gostou deste artigo, você pode gostar também de:

A importância do equilíbrio pessoal no relacionamento de um casal

back to top