adopte

adopte

5 fatos sobre a assexualidade

Hoje em dia, estamos tendo conversas mais abertas sobre sexualidade, mas ainda há muita desinformação que pode perpetuar algumas crenças negativas. A assexualidade, ou seja, a falta de atração sexual, costuma ser uma orientação definida incorretamente, a ponto de, na literatura profissional, às vezes ser chamada de "orientação invisível".

 

Para evitar equívocos que podem prejudicar as pessoas assexuadas que estão em busca de amor, seja platônico ou romântico, e de uma vida plena, nós do adopte decidimos examinar mais de perto esse tópico e apresentar 5 fatos importantes sobre a assexualidade.

 

A assexualidade é uma orientação sexual

 

Talvez você já tenha ouvido falar de assexualidade, mas talvez não saiba muito sobre ela. Primeiro, é importante entender que a assexualidade é uma orientação sexual como a heterossexualidade, a bissexualidade ou a homossexualidade. Como discutiremos muitos termos aqui e a sexualidade pode ser complexa, vale a pena saber que a orientação sexual descreve sua atração ou falta de atração por outra pessoa, enquanto a identidade de gênero descreve seu entendimento interno ou senso de gênero, ou seja, se você é mulher, homem, não binário ou gênero queer.

 

A assexualidade não precisa significar a ausência de sexo

 

Algumas pessoas assexuais não fazem sexo de forma alguma, mas outras demonstram uma disposição geral para fazer sexo, identificando-se em várias categorias sob o guarda-chuva mais amplo da assexualidade. Por exemplo, algumas pessoas podem sentir atração sexual em determinadas situações. Portanto, a assexualidade não deve ser confundida com aversão ao sexo. As pessoas assexuais podem fazer sexo por motivos emocionais e outros não relacionados à atração sexual.

 

As pessoas assexuais podem constituir família e o fazem

 

As pessoas assexuais podem não se sentir sexualmente atraídas por outras pessoas (e lembre-se de que isso não se aplica necessariamente a todas as pessoas assexuais), mas isso não significa que elas não queiram ter um parceiro, casar-se e/ou ter filhos. Para as pessoas assexuais, as famílias assumem muitas formas, assim como acontece com as pessoas com atração sexual. Por exemplo, algumas pessoas podem ter filhos com seu parceiro assexual ou podem optar pela adoção. Os caminhos para a formação e o vínculo familiar são tão numerosos e variados quanto a própria sexualidade humana.

 

As pessoas assexuais podem estar procurando um relacionamento romântico

 

Todos têm necessidades e ideias diferentes sobre o que querem ou não querem em um relacionamento e isso não é diferente para as pessoas assexuais. Algumas pessoas assexuais podem querer se casar, enquanto outras podem não querer estar em um relacionamento romântico de forma alguma. Em outras palavras, assexual não significa anti-romântico.

 

A assexualidade não precisa ser resultado de trauma sexual

 

Às vezes, as pessoas acreditam erroneamente que a assexualidade ocorre após uma agressão sexual ou outra experiência traumática. Embora algumas pessoas assexuais possam ter sofrido traumas sexuais, assim como as pessoas que não são assexuais, é muito limitador presumir que alguém é assexual por causa de uma experiência negativa. Em resumo, ser assexual descreve sua atração (ou a falta dela), não o motivo pelo qual você é assexual. 

inscreva-se
back to top