adopte

adopte

5 Atitudes positivas para encarar o ano

A Natália Marques (@psinataliamarques), nossa psicóloga parceira do LAB,  fala essa semana sobre algumas atitudes positivas que você pode investir neste ano. Aproveite que 2020 acabou de começar e comece fazendo pequenas mudanças que podem trazer ricos benefícios para você. Dá uma olhada nas recomendações da Nati:

Se preocupar menos com que as pessoas pensam de você

Parece simples não é mesmo? Mas é um dos desafios mais difíceis que temos nessa vida. É muito importante sabermos que para agradar a todas as pessoas, precisaremos nos desagradar diariamente e nem assim conseguiremos... É muito importante saber quem é você, o motivo de pensar como pensa, fazer o que faz, e assim diminuir a necessidade de constante aprovação externa.

Ter pequenas atitudes de auto-cuidado

O auto-cuidado não está somente nas grandes atitudes, mas também nos detalhes... Ir ao parque, ao cinema, viajar... Dormir um pouco mais, trabalhar um pouco menos quando possível, tirar dias para não fazer absolutamente nada, um momento do dia para assistir aquela série que você gosta, não ficar adiando sempre aquele almoço com seus amigos que te fazem bem... Tentar todo dia tirar pelo menos uma hora (não é muito vai?) para cuidar de você e fazer algo somente por você. Eu garanto: vai sentir uma enorme diferença!

Não aceitar migalhas afetivas

Isso eu falo em todas as relações: nas amorosas, com os amigos ou familiares... Ir trabalhando dentro de si o investimento em relações recíprocas, perceber quanto está dando e quanto está recebendo nas suas relações. Se somente você está disponível, talvez essa relação não seja saudável e esteja aceitando migalhas de afeto. Sei que não é fácil, mas é muito importante trabalharmos no investimento das relações recíprocas: é um enorme exercício de amor-próprio!

Tentar se afastar de ambientes e pessoas tóxicas

É preciso estar atento aos relacionamentos amorosos, assim como aos amigos e familiares, ambientes de trabalho, chefes... Sei que nem sempre é possível sair de um emprego que é tóxico para nós, mas porque não começamos a pelo menos pensar e nos preparar para isto? Conviver diariamente com pessoas e ambientes tóxicos desgasta dia após dia nossa saúde física e mental.  

Investir na sua saúde mental

Que tal começar a investir na sua saúde mental esse ano? Todas as atitudes ditas acima são essenciais para a nossa saúde mental e que tal também começar a fazer terapia que está adiando há tantos anosFazer uma atividade física que sempre deixa para depois? Um curso que tanto quer? Investir em um hobby? Todos esses são investimentos na nossa saúde mental! Cuida de você esse ano, agora, hoje! Não se permita adiar para o ano que vem, ok?

Por Beatriz Prieto (entrevista e edição) Profissional consultada: Natalia Marques (CRP 06/130211)

Leia mais

O que você precisa deixar para começar o novo ano

PLAYLIST: Para pegar um sol

inscreva-se
back to top