adopte

adopte

10 mulheres que estão mudando o mundo

Recentemente o mundo viu duas grandes heroínas dos quadrinhos ganharem fama e tomarem seus lugares em um mundo onde os homens sempre comandam. Mas, na nossa realidade, quem seriam as nossas “Mulheres Maravilhas” ou as nossas “Capitães Marvel”? Resolvemos montar uma lista com as 10 mulheres que estão mudando o mundo - e você, talvez, nem saiba! Confira todas elas abaixo:

Malala Yousafzai

Malala ficou mundialmente conhecida em 2012, quando foi baleada na cabeça por membros de um grupo talibã que dominavam a região onde era morava e estudava no Paquistão. O motivo? Seu amor pelos estudos. Malala ficou conhecida na região quando iniciou o blog “Diário de uma Estudante Paquistanesa” onde falava não só sobre as dificuldades de viver no país, mas também sobre sua paixão pela leitura e pelos estudos. Em 2014, ela se torna a pessoa mais jovem do mundo a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, por conta de seu engajamento na luta pelos direitos das mulheres à educação e estudos. Quer saber mais sobre a história dela? Você pode assistir ao documentário Malala no Netflix. Veja o trailer aqui.

Jane Goodall

Jane Goodall é uma primatóloga (pessoa que estuda animais primatas), etóloga (que estuda comportamento animal) e antropóloga britânica. Com diversos prêmios e honras acadêmicas, Jane é reconhecida mundialmente pelo seu trabalho com chimpanzés. Ela passou mais de 40 anos na Tanzânia estudando essa espécie e seu comportamento, e acabou se tornando mensageira da paz da ONU.

Angela Davis

Nascida no Alabama em 1944, Angela, uma mulher negra, ficou conhecida pela sua militância pelos direitos das mulheres e também contra o racismo. Ela se tornou conhecida por ser parte do Partido Comunista dos Estados Unidos e também do grupo Panteras Negras (uma organização urbana socialista revolucionária fundada em meados de 1966). Angela se tornou escritora e suas obras incluem Mulheres. Raça e Classe., e A Liberdade é uma luta constante. Para quem se interessou e quer conhecer mais sobre a história dela, um documentário foi lançado em 2012 intitulado Libertem Angela Davis e sua autobiografia Angela Davis: Uma Autobiografia foi lançada recentemente em 2019.

Greta Thunberg

Greta é uma garota sueca que está transformando o cenário da luta ambiental. Com apenas 16 anos, ela é conhecida por protestar em frente ao parlamento sueco divulgando alterações climáticas mundiais e pressionando autoridades a lidarem com a questão ambiental de uma nova forma. Seu projeto, Fridays for Future (ou Greve das Escolas Pelo Clima), é uma iniciativa estudantil e teve sua primeira edição em 2018 quando Greta ficou em frente ao Parlamento Sueco com uma placa “Greve Escolar pelo Clima”.

Tavi Gevinson

Tavi é uma blogueira norte-americana que ficou conhecida aos 11 anos com seu blog Style Rookie, lançado em 2008. Hoje, com 23 anos, Tavi já foi dona do portal Rookie, uma revista digital totalmente voltada para o universo teen - focado em ajudar meninas a se entenderem melhor e se aceitarem. Além disso, Tavi foi eleita pela Forbes como uma das 30 pessoas mais influentes da mídia com menos de 30 anos e até já deu palestras no TED.

Yusra Mardini

Yusra Mardini é uma refugiada síria, que conseguiu sobreviver por conta da natação. Ela cresceu no subúrbio de Daraya, área controlada pela oposição ao governo de Bashar al-Assad e que sofria muito com bombardeios e ataques constantes. Yusra sempre gostou de nadar e, como filha de um nadador profissional, acabou se tornando atleta e chegou até a participar em competições nacionais. Porém, com o agravamento da guerra, ela e sua família decidiram fugir para a Alemanha e, após percorrerem uma parte do percurso de avião, tiveram que ir de barco da costa turca até a Grécia.  No meio do caminho, em alto mar, o motor do barco parou de funcionar e foi então que Yusra e sua irmã (ambas nadadoras), amarraram o bote em seus punhos e o empurraram por 3 horas até a ilha de Lesbos para salvarem a si mesmas e sua família. Hoje, Yusra mora na Alemanha e treina diariamente para poder competir nas Olimpíadas de Tokyo em 2020.

Danielle Fong

Danielle é uma empreendedora e cientista canadense que fundou, em 2009, a LightSail Energy, uma startup que estuda as possibilidades de armazenamento de ar comprimido como forma de energia. Ela se formou na faculdade com apenas 17 anos e tem diversos títulos e honrarias acadêmicas na área. Em 2012, foi eleita uma das 35 pessoas mais inovadoras com menos de 35 anos pela revista MIT Technology Review. Danielle foi entrevistada pela Forbers.com e teve sua entrevista intitulada como “Danielle Fong pode salvar o planeta”.

Sabrina Pasterski

Com apenas 25 anos, Sabrina é PhD em Harvard e estuda um dos assuntos mais difíceis da física: buracos negros e a natureza da gravidade e do espaço-tempo. Em 2013, ela foi a primeira mulher em 20 anos a se formar em física no MIT e seus estudos já foram citados até por Stephen Hawking. Com propostas de trabalho na Amazon e na NASA, Sabrina prefere focar nos estudos e no seu desenvolvimento acadêmico. Seus professores e mentores da Harvard University chegaram a dizer, inclusive, que se sentiam trabalhando com a “nova Einstein”.

Xeica Al-Mayassa

A Xeica Al-Mayassa, irmã do atual Emir do Qatar Sua Alteza Xeique Tamim bin Hamad Al Thani, se tornou presidente da Autoridade de Museus do Qatar. Ela lidera os esforços do país para transformá-lo em um centro de artes e cultura no Oriente Médio. Com um gasto anual estimado em $1 bilhão em arte, a Xeica é supostamente a dona de peças raríssimas de arte. Além disso, ela faz uma curadoria brilhante de artistas e obras a serem expostos no Qatar, além de apoiar o gerenciamento de instituições criadas para impulsionar a moda e a cultura locais (Oriente Médio e Norte da África).

Emma González

Emma González é uma ativista norte americana de 19 anos sobrevivente do massacre na escola Stoneman Douglas (em Parkland, Florida - onde 17 pessoas foram mortas e 15 ficaram feridas). Emma luta pelo controle de armas e o desarmamento nos EUA e co-fundou o grupo Never Again MSD , que luta pelos mesmos ideais. Ela ficou conhecida quando sua palestra contra a violência e o armamento viralizou nas redes sociais.

Eaí, gostou da nossa lista? Não esquece de compartilhar com as mulheres maravilhosas que te inspiram todos os dias! <3

inscreva-se
back to top